Este é o terceiro volume de uma colecção que pretende divulgar as gravações realizadas nas primeiras cinco décadas em Portugal.
Neste primeiro volume temos interpretações gravadas entre 1928 e 1931.
Incluímos os seguintes intérpretes:
MADALENA DE MELO, CELESTINA LUÍSA, MARIA SILVA, ADELINA FERNANDES e DINA TEREZA.
Na sua verdadeira terra de origem – Lisboa -, nos seus primórdios, representava, tal como o tango, a música de uma cultura característica dos bairros pobres, funcionando como um hino de descontentamento e angustia do proletariado que, gradualmente, se infiltrou em quase todos os estratos sociais daquela cidade cosmopolita.
As observações incisivas de Rodney Gallop, publicadas em 1936, captam com rigor o sabor temporal de uma clássica casa de fados lisboetas, descrição essa que também se poderia aplicar a uma actuação de Maria Silva ou Celestina Luísa.
Em conjunto, Celestina Luísa, Maria Silva e Madalena de Melo representam alguns dos melhores estilos profissionais e semi-profissionais das casas de fado lisboetas, que poderiam ser ouvidas à noite em locais como o “Luso”, o “Vitória” ou o “Solar da Alegria”.