SUMEET ANAND PANDEY
tradição ancestral
Conotado intimamente com a música ancestral do norte da Índia- o dhrupad forma de cantar que preenche o ambicioso reportório do projecto “Morning meditation- Darbhanga dhrupad tradition” faz-nos sem dúvida recuar no tempo e transporta-nos até tempos ancestrais (mais ou menos até ao século XV) e possibilita-nos um contacto mais íntimo com um género musical de grande e extraordinário brilhantismo vocal que fez furor no Hindustão, no mesmo norte da India, onde começou a ser cantado e onde ainda hoje em dia é praticado; afinal de contas uma sonoridade que agora de novo emergiu mercê deste excepcional trabalho de pesquisa de Sumeet Anand Pandey, dono de uma voz excepcional e além de tudo o mais poderosíssima e que aqui surge à frente de um quarteto de grande relevância artística, que lidera e dá voz e no qual dá grande expressão vocal ao excelente reportório musical e tradicional de musica indiana, verdadeiramente meditativa e contemplativa, em quatro composições com a totalidade de mais de uma hora de música, num reportório executado exemplarmente por três músicos de excepção- Pandit Radheshyam Sharma (em pakhawaj, instrumento que se assemelha um pouco à tradicionalíssima tabla)) e a dupla Ritika Pandey e Shruti Sargam( ambos tocando tânpuras manuais); afinal uma espécie de cantar que em muito se assemelha ao canto gregoriano e nos leva num verdadeiro tapete voador das 1001 noites no tempo, para vivenciar épocas gloriosas de canto e encantamento sonoro e onde através dos instrumentos utilizados somos transportados para uma abordagem ancestral da bela sonoridade das antigas e tradicionais ragas clássicas.
Um projecto de sonoridades embriagadoras que seduz com facilidade e nos transporta para outras latitudes sonoras de grande beleza e de sublime amplitude.
CD Naxos world/ARC/Megamúsica