José Manuel David – Cantar a Eito
A felicidade sente-se e nem sempre se consegue transmitir em plenitude!
Este disco do José Manuel David tem por detrás uma história de grande amizade com o criador da Tradisom, que sou eu!
Começámos a cantar juntos já lá vão quase 50 anos, eu depois segui o caminho de editor, depois de 10 anos fantásticos que partilhei com ele no Coro da Juventude Musical Portuguesa e depois no Almanaque.
Este disco foi um desafio que lhe lancei há muitos anos!
Porque o Zé David é um dos maiores músicos portugueses e não há músico português que não o confirme, pois já acompanhou quase todos os grandes nomes do nosso universo luso, alguns deles agora também no seu CANTAR A EITO!
Chegou a altura de todos o conhecerem a sério!
Nenhum outro disco me daria mais prazer editar…
Apreciem…
José Moças
JOSÉ MANUEL DAVID
Natural de Vila Franca de Xira, José Manuel David licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa em 1981. De 1978 a 1983, foi aluno do Conservatório Nacional de Lisboa, onde completou o Curso Geral de composição e o 4º ano de trompa. Professor de Educação Musical no 2º ciclo do ensino básico desde 1981. Foi um dos fundadores do Grupo de Recolha e Divulgação de Música Tradicional Portuguesa Almanaque da Juventude Musical Portuguesa, em 1975. Em 1981, funda o grupo Sementes que se dedica também à recolha e divulgação de música tradicional portuguesa, onde deu continuidade ao trabalho desenvolvido no Almanaque, até 1985. Em 1993 integra o Grupo Gaiteiros de Lisboa, tendo desde então participado em inúmeros espectáculos como autor, executante multi-instrumentista e produtor. Autor de música para teatro e cinema. Alguns dos seus trabalhos encontram-se registados em disco, com destaque para “Descantes e Cantaréus” e “Sementes”, com o Grupo Almanaque (1979 e 1986), vários com Gaiteiros de Lisboa (desde 1995). Em 1998 participa como autor e intérprete no disco “Novas vos trago”.