CD extraído da obra TRADIÇÕES MUSICAIS DA ESTREMADURA
Fruto de demorada investigação etnográfica no terreno, desde as imediações de Leiria, ao norte, até à região de Palmela na Estremadura transtagana, a obra “TRADIÇÕES MUSICAIS DA ESTREMADURA” , da autoria do Dr. José Alberto Morais Sardinha, pretende descrever as principais tradições populares desta província, documentando-as musicalmente. Para cada tradição procurou-se descrever as manifestações que a envolvem, o próprio ambiente social e cultural geral que a rodeia e fornecer dados históricos sobre a sua origem.
Pode-se felicitar, sem favor, José Alberto Sardinha pelo excelente tribal que levou a cabo, e desejar que as suas Tradições Musicais da Estremadura alcancem a melhor difusão entre os leitores que possam vir a interessar-se por semelhante matéria, a qual, na generalidade dos casos, e com as devidas e valiosas excepções no correr dos tempos, tem sido ligeiramente tratada.
Fernando Lopes Graça, in Prefácio
Optámos por descrever o conteúdo das faixas deste disco, com a indicação do local, intérpretes, e ano de gravação.
- Aboio (fragmento)
Torres Vedras, Casal da Portela, 1984
Informador: António André dos Santos
Duração: 2’12’’
Partitura nº 1
Texto: p. 56
- Sementinha
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador: José Ribeiro de Sousa
Duração: 3’43’’
Partitura nº 2
Texto: p. 58
- S. João
Batalha, Reguengo do Fetal, 1998
Informadora: Miquelina do Espírito Santo Cunha
Duração: 1’09’’
Partitura nº 3
Texto: p. 60
- Cantiga da Debulha (fragmento)
Mafra, Paúl, 1985
Informadores: Manuel Francisco e Francisco
Antunes
Duração: 3’18’’
Partitura nº 4
Texto: p. 62
- Falar às Enxadas – Bacelada (fragmento)
Batalha, Reguengo do Fetal, 1999
Informador: Francisco Jesus Carvalho
Duração: 1’07’’
Partitura nº 5
Texto: p. 66
- Cantiga da Pisa da Uva
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador: José Ribeiro de Sousa
Duração: 43’’
Partitura nº 6
Texto: p. 67
- Cantiga da Azeitona
Caldas da Rainha, Alvorninha, Almofala, 1987
Informadoras: Maria Rosa Venceslau e Maria
da Visitação Marques
Duração: 2’07’’
Partitura nº 7
Texto: p. 74
A notar: a interpretação está a cargo de duas
vozes femininas e não de homem/mulher,
como era outrora corrente.
- Ai, Solidão, Solidão
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador: José Ribeiro de Sousa
Duração: 2’40’’
Partitura nº 8
Texto: p. 75
- Desgarrada
Mafra, Azueira, Ponte da Caneira, 1984
Informadora: Edvige dos Santos
Duração: 1’41’’
Partitura nº 9
Texto: p. 76
- Cantiga do Boieiro
Alcobaça, Turquel, Feitosa, 1983
Informador: Joaquim do Nascimento
Duração: 2’38’’
Partitura nº 10
Texto: p. 77
- Cantar da Marra (fragmento)
Sintra, Almargem do Bispo, Negrais, 1999
Informador: Francisco José Dias
Duração: 24’’
Partitura nº 11
Texto: p. 80
A notar: o informador simula com expressões
suas o golpe da marreta na cunha.
- Cantar d’Alevanca
Sintra, Almargem do Bispo, Negrais, 1999
Informador: Francisco José Dias
Duração: 28’’
Texto: p. 77
A notar: não foi reduzido à partitura, mas,
como está referido no texto do livro, achámos de
interesse reproduzir este registo sonoro, idêntico
ao da marra. Trata-se da operação seguinte
a esta tarefa da marra, como no texto se explica.
- Pregão do Amolador (fragmento)
Torres Vedras, 1985
Informador: Cândido Leocádio Gamito
Duração: 1’16’’
Partitura nº 12
Texto: p. 89
- Pregão dos Morangos
Sintra, Belas, 1988
Informador: Joaquim da Silva Oliveira
Duração: 25’’
Partitura nº 13
Texto: p. 90
- Pregão da Fruta
Sobral de Monte Agraço, S. Quintino, Batalha, 1999
Informador: António Bento
Duração: 25’’
Partitura nº 14
Texto: p. 91
- Pregão do Peixe
Lisboa/Albergaria-a-Velha, Angeja, 1997
Informadora: Maria Fernanda Lapeira
Duração: 11’’
Partitura nº 15
Texto: p. 92
- Pregão das Cascas
Lisboa/Albergaria-a-Velha, Angeja, 1997
Informadora: Maria Fernanda Lapeira
Duração: 5’’
Partitura nº 16
Texto: p. 92
- Pregão do Leite
Lisboa/Albergaria-a-Velha, Angeja, 1997
Informadora: Maria Fernanda Lapeira
Duração: 6’’
Partitura nº 17
Texto: p. 93
- Leva-Leva
Peniche, 1984
Informador: Hugobaldo Eustáquio
- Romance de D. Mariana
Torres Vedras, Murteira, 1985
Informador: Rafael Gomes
Duração: 6’17’’
Partitura nº 21
Texto: p. 112
A notar: apesar da longa duração, reproduz-se
na íntegra o trecho gravado, dado o interesse
da narrativa e a boa interpretação do informador,
como aliás se fará em casos idênticos.
- Romance do Gerinaldo
Alcobaça, Turquel, Feitosa, 1984
Informador: António João Tomás
Duração: 2’32’’
Partitura nº 22
Texto: p. 113
A notar: interpretação deficiente, com um
canto simplificado, por vezes ao sabor das
palavras.
- Romance da Vitorina
(O Falso Cego)
Torres Vedras, Murteira, 1985
Informador: Rafael Gomes
Duração: 1’14’’
Partitura nº 23
Texto: p. 115
- Romance do Soldadinho
Alcobaça, Vigia, 1984
Informadora: Ester Maria Saturninho
Duração: 3’38’’
Partitura nº 24
Texto: p. 116
- Romance da Juliana
(Veneno de Moriana)
Alcobaça, Vigia, 1984
Informadora: Ester Maria Saturninho
Duração: 2’23’’
Partitura nº 25
Texto: p. 117
- Romance do Bernal Francês
Loures, Bucelas, Bemposta, 1993
Informadora: Virgínia Mónica Machado
Duração: 4’42’’
Partitura nº 26
Texto: p. 117
- Romance de Dona Infanta
Caldas da Rainha, Cruzes, 1984
Informadora: Maria Gertrudes Fialho
Duração: 1’04’’
Partitura nº 20
Texto: p. 100
Duração: 14’’
Partitura nº 27
Texto: p. 118
A notar: apenas se reproduzem os dois primeiros
versos longos, porque a interpretação é
muito deficiente, com variações na linha
melódica e algumas derivações ao acaso.
- Nau Catrineta
Batalha, Torrinhas, 1999
Informadora: Júlia Neto
Duração: 2’00’’
Partitura nº 28
Texto: p. 119
- Preso Vai o Conde, Preso
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador: José Ribeiro de Sousa
Duração: 6’12’’
Partitura nº 29
Texto: p. 120
A notar: dado o seu interesse, reproduz-se
todo o registo sonoro.
- Conde da Alemanha
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador: José Ribeiro de Sousa
Duração: 4’26’’
Partitura nº 30
Texto: p. 121
A notar: dado o seu interesse, reproduz-se
todo o registo sonoro.
- Romance do Lavrador
Alcobaça, Turquel, Feitosa, 1983
Informador: Joaquim do Nascimento
Duração: 1’33’’
Partitura nº 31
Texto: p. 122
A notar:
– interpretação algo deficiente, por dificuldades
de respiração do informador nos finais
de frase, sobretudo na última;
– o penúltimo verso longo que vai transcrito
no texto do livro não consta do registo sonoro
escolhido.
- Canção da Emília Guerra
(Febre Amarela)
Alcobaça, Turquel, Feitosa, 1983
Informador: Joaquim do Nascimento
Duração: 2’35’’
Partitura nº 32
Texto: p. 123
- História do Sábio e do Barqueiro
Alcobaça, Turquel, Feitosa, 1983
Informador: Joaquim do Nascimento
Duração: 1’41’’
Partitura nº 33
Texto: p. 124
- Linda Pastorinha
Batalha, Torrinhas, 1999
Informadora: Júlia Neto
Duração: 2’00’’
Partitura nº 34
Texto: p. 125
A notar: no registo escolhido para reprodução,
a informadora trocou os versos «Seu gado
menina/Não tem que se perca/Dormimos os
dois/Um pouco a sesta», por outros que já
tinha cantado.