CD extraído da obra TRADIÇÕES MUSICAIS DA ESTREMADURA
Fruto de demorada investigação etnográfica no terreno, desde as imediações de Leiria, ao norte, até à região de Palmela na Estremadura transtagana, a obra “TRADIÇÕES MUSICAIS DA ESTREMADURA” , da autoria do Dr. José Alberto Morais Sardinha, pretende descrever as principais tradições populares desta província, documentando-as musicalmente. Para cada tradição procurou-se descrever as manifestações que a envolvem, o próprio ambiente social e cultural geral que a rodeia e fornecer dados históricos sobre a sua origem.
Pode-se felicitar, sem favor, José Alberto Sardinha pelo excelente tribal que levou a cabo, e desejar que as suas Tradições Musicais da Estremadura alcancem a melhor difusão entre os leitores que possam vir a interessar-se por semelhante matéria, a qual, na generalidade dos casos, e com as devidas e valiosas excepções no correr dos tempos, tem sido ligeiramente tratada.
Fernando Lopes Graça, in Prefácio
Optámos por descrever o conteúdo das faixas deste disco, com a indicação do local, intérpretes, e ano de gravação.
- Donde Vens Tu, ó Carminda?
Batalha, Rebolaria, 1988
Informadora: Júlia da Silva Domingues
Duração: 3’36’’
Partitura nº 36
Texto: p. 127
- Cantiga de Embalar
Mafra, Sobreiro, 1985
Informadora: Gracinda de Jesus Miranda
Duração: 1’19’’
Partitura nº 37
Texto: p. 131
- Embalo
Peniche, 1984
Informadora: Lucília Maria Brás
Duração: 1’21’’
Partitura nº 38
Texto: p. 132
A notar: gravação ao vivo, ouvindo-se o choro
da criança.
- Pão por Deus
Torres Vedras, 1991
Informadores: os alunos do 2º ano (ano lectivo
1991/92) da Escola Primária nº 1 de Torres
Vedras
Duração: 1’11’’
Partitura nº 39
Texto: p. 143
- Pedir Bolinhos
Leiria, Soutos da Caranguejeira, 1999
Informadoras: Luzia Silva, Inês Pereira e Ana
Sofia Marques, estas últimas crianças dos Soutos
Duração: 28’’
Partitura nº 40
Texto: p. 145
A notar: a primeira parte corresponde à partitura
- A segunda foi gravada com duas crianças.
- Menino Jesus
Bombarral, A-dos-Ruivos, 1987
Informadores: Maria José Carinhas, Maria
Salomé Henriques, Maria do Rosário Daniel,
Maria Fernanda Nunes, Maria do Carmo
Henriques, José de Jesus Henriques
Duração: 2’34’’
Partitura nº 41
Texto: p. 148
- Boas-Festas
Peniche, Bolhos, 1988
Informadores: José Maria Martins Neto, José
de Jesus Rocha, Silvano Agostinho, José
Dinis Caetano, Filipe de Oliveira, Silvino
Ferreira, António Leonardo Martins, José
Filipe Oliveira, António Caetano
Duração: 1’49’’
Partitura nº 42
Texto: p. 154
A notar:
– gravação ao vivo, com interpretação deficiente
de alguns cantadores;
– reproduz-se o registo sem guitarra, porque
este instrumento estava apenas a ser usado
com funções rítmicas, originando por isso
choques harmónicos em relação ao canto.
- Janeiras do Natal
Bombarral, A-dos-Ruivos, 1987
Informadores: José Gomes, Honorato Gomes
dos Santos e Feliz Teófilo Martins
Duração: 2’15’’
Partitura nº 43
Texto: p. 156
A notar: releve-se o engano silábico do intérprete
da voz superior na segunda quadra.
- Bons Reis Magos
Cadaval, Vilar, Pereiro, 1984
Informadores: os rapazes e homens do Pereiro
Duração: 4’13’’
Partitura nº 44
Texto: p. 159
A notar: a quadra que está na partitura não
consta do documento sonoro que escolhemos
para integrar o disco.
- Cantar dos Reis
Alenquer, Meca, Catém, 1991
Informador: Joaquim Branco Carvalho
Duração: 57’’
Partitura nº 45
Texto: p. 161
A notar: gravação em mono, de qualidade inferior.
- Os Três Reis Magos
Alenquer, Abrigada, 1991
Informadores: Joaquim Severiano e Artur
Coutinho
Duração: 47’’
Partitura nº 46
Texto: p. 163
A notar:
– como o registo sonoro foi feito com intuito
meramente exemplificativo, o cantador que
responde ao «apontador» segue para os versos
seguintes, ao passo que, se a gravação
tivesse sido feita ao vivo, o coro repetiria os
versos do «apontador»;
– gravação em mono, de qualidade inferior.
- Janeiras
Peniche, 1984
Informadoras: Lucília Maria Brás, Beatriz
Codinha, Rosa Maria Brás
Duração: 2’00’’
Partitura nº 47
Texto: p. 167
- Cântico a S. Sebastião
Batalha, Reguengo do Fetal, 1998
Informadora: Miquelina do Espírito Santo
Cunha
Duração: 44’’
Partitura nº 50
Texto: p. 172
A notar: no documento sonoro seleccionado
para o disco, a informadora nem sempre executou
as tercinas que fizera no registo que
serviu de base à transcrição à pauta.
- Diálogo entre Jorge e Jacinto
Sintra, Montelavar, Anços, 1999
Informador: Arnaldo Manuel Duarte
Duração: 2’21’’
Partitura nº 51
Texto: p. 180
- Moda do Entrudo
Mafra, Livramento, 1987
Concertina: Joaquim Rodrigo
Banjolim: Firmino Adão Canhoto
Voz: António Frazão
Tambor: Cristina Oliveira
Duração: 2’24’’
Partitura nº 52
Texto: p. 182
A notar: a concertina não toca os baixos.
- Marcha do Entrudo
Torres Vedras, Póvoa de Penafirme, 1984
Tocador de flautim: António Alves «Cota»
Duração: 1’35’’
Partitura nº 53
Texto: p. 186
- Contradança
Lourinhã, Casalinho das Oliveiras, 1999
Tocador de concertina: Custódio Silva
Duração: 3’11’’
Partitura nº 54
Texto: p. 195
A notar: gravação ao vivo da Contradança de
Entrudo do Casalinho das Oliveiras na sua
visita a Campelos. Início do registo com as
pulhas do pregoeiro através do funil.
- Corridinho do Carnaval
Torres Vedras, 1985
Tocador de gaita-de-foles: Joaquim Roque
Duração: 2’07’’
Partitura nº 55
Texto: p. 200
- Pulhas do Entrudo
Mafra, Paúl, 1985
Informadores: António Cesário, Frederico
Nunes, Manuel Francisco, Francisco Antunes,
José Quintino
Duração: 3’54’’
Partitura nº 56
Texto: p. 203
- Lamentar das Almas
Lourinhã, Miragaia, 1984
Informadores: António da Cruz Mateus,
António Mateus Dias, Guilherme Mateus
Duração: 3’27’’
Partitura nº 57
Texto: p. 208
- Almas Santas
Leiria, Maceira, 1987
Informadores: João de Jesus Sousa, José da Encarnação,
António da Encarnação Matias, Virgílio
da Silva e Sousa, José Domingos Ramos, Joaquim
Sousa Cruz, António Sousa Pereira, António
Jacinto Ramos, Arnaldo Ascensão Cardeira, José
Manuel Antunes, Luís Ramos, João Irineu da
Silva, Luís da Silva Tereso
Duração: 3’11’’
Partitura nº 58
Texto: p. 209
- Brado das Almas
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador: José Ribeiro de Sousa
Duração: 1’38’’
Partitura nº 59
Texto: p. 212
- Canto da Verónica
Mafra, Livramento, 1984
Informadoras: Maria Vitória Ribeiro de Carvalho,
Maria Luísa Runa Oliveira, Maria do
Céu Pedroso, Maria Otília Santos, Maria
José Gaspar Caldeira
Duração: 1’47’’
Partitura nº 60
Texto: p. 215
A notar: o registo inclui a resposta das Três
Marias.
24.Terço da Quaresma
Batalha, Reguengo do Fetal, 1998
Informadores: Luís Ferreira, Rui Gomes,
Vítor Nascimento, Bruno Rebelo, José Luís
Nascimento, Márci Justino, Pedro Vieira
Duração: 1’32’’
Partitura nº 61
Texto: p. 217
- Serração da Velha
Lourinhã, Miragaia, 1984
Informadores: António da Cruz Mateus,
António Mateus Dias, Guilherme Mateus
Duração: 2’07’’
Partitura nº 63
Texto: p. 219
- Lamentação da Velha
Alcobaça, Vestiaria, 1984
Informador: José de Sousa Vitorino (a «Velha»)
Duração: 5’07’’
Partitura nº 64
Texto: p. 220
- Resposta à Lamentação da Velha
Alcobaça, Vestiaria, 1984
Informadores: o coro dos participantes na serração
da velha
Duração: 42’’
Partitura nº 65
Texto: p. 221
- Coro da Serração da Velha
Alcobaça, Vestiaria, 1984
Informadores: o coro dos participantes na serração
da velha
Duração: 1’42’’
Partitura nº 66
Texto: p. 221
- Martírios do Senhor (Bendito da Paixão)
Alcobaça, Turquel, Feitosa, 1984
Informador: Joaquim do Nascimento
Duração: 4’36’’
Partitura nº 67
Texto: p. 225
A notar: o informador cantou sozinho quer as
partes do solista, quer as do coro (refrão).
- Bom Jesus do Calvário
Batalha, Rebolaria, 1988
Informadores: Lucinda Guerra, Piedade
Calhau, Celeste Bagagem, Júlia Nasário,
Maria do Rosário Ligeiro, Lúcia Bagagem,
Conceição Vieira, Júlia Domingos, Balbina
Ferreira, Noémia Guerra, Idalina Grosso,
Lurdes Pinheiro, Clarisse Cunha, Laura
Moreira, Armindo Jordão, Francisco Guerra,
António Frazão, João Guerra, José
Ruivo, Luís Bagagem, José Bagagem, António
Bagagem, Júlio Bastos, Joaquim Silva
Duração: 3’53’’
Partitura nº 68
Texto: p. 226
A notar: reproduz-se apenas parte do registo
sonoro.