CD extraído da obra TRADIÇÕES MUSICAIS DA ESTREMADURA
Fruto de demorada investigação etnográfica no terreno, desde as imediações de Leiria, ao norte, até à região de Palmela na Estremadura transtagana, a obra “TRADIÇÕES MUSICAIS DA ESTREMADURA” , da autoria do Dr. José Alberto Morais Sardinha, pretende descrever as principais tradições populares desta província, documentando-as musicalmente. Para cada tradição procurou-se descrever as manifestações que a envolvem, o próprio ambiente social e cultural geral que a rodeia e fornecer dados históricos sobre a sua origem.
Pode-se felicitar, sem favor, José Alberto Sardinha pelo excelente tribal que levou a cabo, e desejar que as suas Tradições Musicais da Estremadura alcancem a melhor difusão entre os leitores que possam vir a interessar-se por semelhante matéria, a qual, na generalidade dos casos, e com as devidas e valiosas excepções no correr dos tempos, tem sido ligeiramente tratada.
Fernando Lopes Graça, in Prefácio
Optámos por descrever o conteúdo das faixas deste disco, com a indicação do local, intérpretes, e ano de gravação.
- As «Excelências» da Virgem
Caldas da Rainha, Alvorninha, Almofala, 1987
Informadora: Maria da Visitação Marques
Duração: 1’56’’
Partitura nº 69
Texto: p. 229
- Aleluia
Cadaval, Vilar, 1992
Informadores: Maria Natividade Rodrigues,
Maria de Fátima Nunes, Maria Adelaide
Rodrigues, Maria Edvige de Oliveira, Clotilde
da Cruz Rodrigues, Maria José Rodrigues,
Maria Antónia Rodrigues, Arménio
Pereira Bernardino, José Luís Faria, João
Bernardino Nunes, Júlio de Oliveira Nunes,
Vasco Faria
Duração: 1’44’’
Partitura nº 70
Texto: p. 233
- Ladainha de Todos os Santos
Bombarral, A-dos-Ruivos, 1988
Solista: José de Jesus Henriques
Coro: Maria José Carinhas, Maria Salomé Henriques
Maria do Rosário Daniel, Maria Fernanda
Nunes, Maria do Carmo Henriques
Duração: 1’16’’
Partitura nº 71
Texto: p. 236
- Cântico «Ao Pedir da Água»
Batalha, Reguengo do Fetal, 1998
Informadora: Miquelina do Espírito Santo
Cunha
Duração: 1’45’’
Partitura nº 72
Texto: p. 240
- Cântico ao Espírito Santo
Batalha, Reguengo do Fetal, 1999
Informadora: Ilda Vieira dos Santos
Duração: 54’’
Partitura nº 73
Texto: p. 247
- Bendito da Eucaristia (Senhor Fora)
Batalha, Torrinhas, 1999
Informadora: Júlia Neto
Duração: 42’’
Partitura nº 74
Texto: p. 252
- Loas a Santo António
Batalha, Rebolaria , 1999
Informador: Armindo Jordão
Duração: 1’40’’
Partitura nº 75
Texto: p. 257
A notar: reproduz-se apenas parte do registo
sonoro.
- S. João
Batalha, Rebolaria, 1988
Informadoras: Laura Henriques Moreira, Júlia
da Silva Domingos, Júlia Pinheiro Nasário
Duração: 2’08’’
Partitura nº 76
Texto: p. 262
- S. João
Bombarral, A dos Ruivos, 1988
Informadoras: Maria José Carinhas, Maria
Salomé Henriques, Maria do Rosário Daniel,
Maria Fernanda Nunes, Maria do Carmo
Henriques
Duração: 1’32’’
Partitura nº 77
Texto: p. 262
- Loas do Fecho do Círio
à Senhora dos Remédios
Lourinhã, Miragaia, 1984
Informadores: Os «anjinhos» do círio de 1984
à Senhora dos Remédios
Duração: 1’59’’
Partitura nº 78
Texto: p. 272
A notar: no final das loas, irrompe a gaita-defoles
tocando hino religioso (gaiteiro: Francisco
Severino).
- Marcha do Círio
Torres Vedras, Turcifal, Cadriceira, 1983
Tocador de gaita-de-foles: Joaquim Roque
Duração: 2’53’’
Partitura nº 79
Texto: p. 275
- Marcha do Círio
Lourinhã, Atalaia, 1978
Tocador de gaita-de-foles: Francisco Severino
Duração: 1’46’’
Partitura nº 82
Texto: p. 284
A notar: interpretação algo infeliz do gaiteiro
- Corridinho
Palmela, Pinhal Novo, Fonte da Vaca, 1988
Gaita-de-foles: António dos Santos Nobre
Caixa: Joaquim da Conceição Godinho
Bombo: António dos Santos Bernardes
Duração: 1’40’’
Partitura nº 83
Texto: p. 286
A notar: execução algo deficiente do gaiteiro
nas notas agudas.
- Senhora da Atalaia
Alcochete, 1988
Informadora: Leonor Maria
Duração: 17’’
Partitura nº 84
Texto: p. 286
- Marcha do Círio (Peditório)
Palmela, Pinhal Novo, Fonte da Vaca, 1988
Gaita-de-foles: António dos Santos Nobre
Caixa: Joaquim da Conceição Godinho
Bombo: António dos Santos Bernardes
Duração: 3’07’’
Partitura nº 85
Texto: p. 289
- Senhora da Atalaia
Montijo, Atalaia, 1988
Informadora: Helena Júlia Floriano
Duração: 37’’
Partitura nº 86
Texto: p. 297
A notar: interpretação deficiente nos finais, em
que a informadora desce de tom.
- Loas à Senhora do Cabo
Sesimbra, Azóia, 1992
Informadora: Júlia Rodrigues Cidade
Duração: 15’’
Partitura nº 87
Texto: p. 301
A notar: gravação em mono, de qualidade inferior.
- Nossa Senhora
Sesimbra, 1992
Informadora: Maria José Penim
Duração: 1’12’’
Partitura nº 89
Texto: p. 303
A notar: gravação em mono, de qualidade inferior.
- Baile de Roda
Sesimbra, 1992
Informadora: Maria José Penim
Duração: 11’’
Partitura nº 90
Texto: p. 304
A notar: gravação em mono, de qualidade inferior.
- Loas à Senhora da Nazaré
Mafra, Azueira, Livramento, 1990
Informadores: os «anjinhos» da Festa da
Senhora da Nazaré
Duração: 40’’
Partitura nº 91
Texto: p. 313
A notar: gravação em mono, de qualidade inferior.
- Senhora da Nazaré
Nazaré, Sítio, 1999
Informadora: Maria Mateus Amaro
Duração: 14’’
Partitura nº 92
Texto: p. 320
A notar: gravação em mono, de qualidade inferior.
- Marcha do Tanganho
Lourinhã, Reguengo Grande, 1983
Tocador de «harmónio»: António Probo dos
Santos
Duração: 2’32’’
Partitura nº 93
Texto: p. 345
- Marcha do Tanganho
Palmela, Pinhal Novo, Fonte da Vaca, 1988
Informador: Manuel dos Santos Serrado
Duração: 14’’
Partitura nº 94
Texto: p. 345
- No Alto daquela Serra
Caldas da Rainha, Alvorninha, Almofala, 1987
Informadoras: Maria Rosa Venceslau, Lúcia
Joaquina Venceslau
Duração: 1’00’’
Partitura nº 95
Texto: p. 351
- Enleio
Mafra, Sobreiro, 1985
Guitarra: Silvério da Silva
Castanholas de cana: Frederico Nunes
Duração: 1’41’’
Partitura nº 96
Texto: p. 352
A notar: o tocador de guitarra marca o ritmo
com o pé, dando a sensação de se tratar de
um bombo.
- Fandango
Caldas da Rainha, Carvalhal Benfeito, Casal
Valinho, 1983
Bandolim: João Paulo
Violão: José António Rosa Luís
Duração: 2’08’’
Partitura nº 97
Texto: p. 353
- Fandango da Ronda
(versão instrumental)
Lourinhã, Reguengo Grande, 1983
Tocador de «harmónio»: António Probo dos
Santos
Duração: 2’13’’
Partitura nº 98
Texto: p. 356
- Fandango da Ronda
(versão cantada)
Lourinhã, Reguengo Grande, 1994
Informador: José João Agostinho
Duração: 36’’
Partitura nº 98
Texto: p. 356
A notar: trata-se de dois registos sonoros, que
se juntaram para mostrar os documentos
musicais que serviram de base à transcrição
para a pauta. A quadra que acompanha a partitura
é de um outro registo que não foi
seleccionado.
- Fandango Cantado
Caldas da Rainha, Salir de Matos, Cruzes, 1984
Tocador de «harmónio»: Manuel Francisco
«Jesuíta»
Vozes: Maria Gertrudes Fialho e Gertrudes
Gregório Jesus
Duração: 3’14’’
Partitura nº 99
Texto: p. 357
30.Verde-Gaio
Óbidos, Olho Marinho, 1991
Informador (no canto e na flauta travessa de
cana): José Antunes de Almeida
Duração: 1’52’’
Partitura nº 100
Texto: p. 363
31.Verde-Gaio
Lourinhã, Reguengo Grande, 1983
Tocador de «harmónio»: António Probo dos
Santos
Duração: 2’40’’
Partitura nº 101
Texto: p. 363
32.Valsa de Dois Passos
Torres Vedras, Maxial, 1988
Banjolim: Joaquim Carvalho
Violão: Silvério da Silva
Duração: 2’23’’
Partitura nº 102
Texto: p. 364
A notar:
– o excelente acompanhamento do violão;
– o ritmo é marcado com o bater das mãos, em
concha, de um vizinho dos informadores.
33.Valsa de Dois Passos
Óbidos, Olho Marinho, 1992
Tocador de flauta travessa de cana: José Antunes
de Almeida
Duração: 1’51’’
Partitura nº 103
Texto: p. 364
- Fado Batido
Torres Vedras, Póvoa de Penafirme, 1984
Tocador de flautim: António Alves «Cota»
Duração: 1’32’’
Partitura nº 104
Texto: p. 365
35.Vira de Dois Pulos
Mafra, Santo Isidoro, Lagoa, 1988
Tocador de flauta travessa de cana: Duarte
Cláudio Ramos
Duração: 1’38’’
Partitura nº 105
Texto: p. 366
- Chotiça
Torres Vedras, Maxial, 1988
Tocador de palheta de cana: Silvério da Silva
Duração: 1’43’’
Partitura nº 106
Texto: p. 367
- Bailarico
Torres Vedras, Turcifal, Colaria, 1987
Tocador de flauta travessa de cana: Alberto
Ribeiro
Duração: 1’45’’
Partitura nº 107
Texto: p. 368
- Corridinho
Cadaval, Vilar, 1982
Tocadores de harmónica de boca: Mário Galveia
Pereira e Joaquim Vitoriano dos Santos
Duração: 1’01’’
Partitura nº 108
Texto: p. 370
- Contradança
Caldas da Rainha, Alvorninha, Casais Chiote,
1987
Tocador de «harmónio»: António Pereira
Duração: 1’37’’
Partitura nº 109
Texto: p. 374
- Moda do Balão
Óbidos, Olho Marinho, 1991
Tocador de bandolim: Manuel Luís Marques
Tocador de flauta travessa de cana: José Antunes
de Almeida
Duração: 2’01’’
Partitura nº 110
Texto: p. 377
- Passecate
Sintra, Assafora, 1987
Tocador de «concertina»: Miguel Parcelas
Tocador de castanholas: António Assunção
Duração: 1’44’’
Partitura nº 111
Texto: p. 385
- Cana Verde
Leiria, Maceira, Costa, 1999
Informador (no canto e na flauta travessa):
José Ribeiro de Sousa
Duração: 1’28’’
Partitura nº 112
Texto: p. 386
A notar: interpretação com dificuldades no
toque da flauta.
- Reza das Viagens
Caldas da Rainha, Alvorninha, Almofala, 1987
Informadora: Maria da Visitação Marques
Duração: 23’’
A notar: oração recitada que pode ser acompanhada
no «Apêndice III – Devocionário».
- Oração a Santo António
Cadaval, Murteira, 1985
Informadora: Isaura Matias
Duração: 33’’
A notar: oração recitada que pode ser acompanhada
no «Apêndice III – Devocionário».
- Oração a Santa Bárbara
Cadaval, Murteira, 1985
Informadora: Cristina Antónia
Duração: 28’’
A notar: oração recitada que pode ser acompanhada
no «Apêndice III – Devocionário».
- Oração do Pai-Nosso Pequenino
Mafra, Sobreiro, 1985
Informadora: Claudina Jacinto
Duração: 47’’
A notar: oração recitada que pode ser acompanhada
no «Apêndice III – Devocionário».