As peças para instrumentos de teclas do pequeno livro de Ana Magdalena Bach
Os dois pequenos cadernos de Ana Magdalena Bach (1701-1760) Klavierbuchlein vor Ana Magdalena Bach/Anno-1722 e Klavierbuchlein fur Ana Magdalena Bach-1725 constituem uma pequena preciosidade musical. Através destes singelos cadernos de música entramos no quotidiano dos Bach, onde vida musical e vida familiar estão intimamente ligados. Johann Sebastian Bach (Eisenach, 21 de Março de 1685 – Leipzig, 28 de Julho de 1750) havia casado com Ana Magdalena em 1721, um ano depois da morte da sua primeira esposa, Maria Barbara. Viviam então em Cothen, onde J. S. Bach exercia o cargo de Mestre Capela da Corte. Pouco depois a família mudou-se para Leipzig, onde Bach viria a desempenhar as funções de Mestre Capela na Igreja de São Tomás, a partir de 1723.
A sua música instrumental havia já atingido a maturidade em Cohen – são desta altura os Concertos de Brandeburgio, as Sonatas e Partitas para violino, as Suites para violoncelo, as Suites francesas para instrumentos de teclas e ainda a primeira parte do Cravo Bem Temperado. Em Leipzig, J. S. Bach compõe, entre outras obras, a segunda parte do Cravo Bem Temperado, as cantatas religiosas, a Paixão segundo S. João, o Magnificat. É durante este período de extraordinária criação musical, corria o ano de 1722, que J.S. Bach oferece a Ana Magdalena o Klavierbuchlein, cujos textos musicais, com excepção de dois, transcritos por Ana Magdalena, foram escritos pelo próprio Bach. Em 1725, J. S. Bach oferecia a Ana Magdalena um novo livro. O compositor abre o caderno com as Partitas em Lá menor e Mi menor. Seguem-se outras peças copiadas por Ana Mgdalena, Carl Philipp Emanuel, o jovem compositor filho de J. S. Bach, e provavelmente outros membros da família mais jovens.
Qual o significado deste pequeno caderno de capa verde com as iniciais a ouro A M B, às quais Carl Philipp Emanuel acrescentou o nome completo Ana Magdalena Bach? Provavelmente trata-se apenas de um pequeno álbum musical, de carácter pedagógico, onde pai e filhos foram registando pequenas obras e onde por sua vez a mãe foi copiando outras peças, como se formassem um pequeno catálogo.