SANTANA – o continuo magnetismo

Santana

SANTANA
o continuo magnetismo

Podem os detratores do costume continuar a degladiar-se e a afirmar que os discos mais recentes de Carlos Santana soam todos ao mesmo e parecem todos iguais uns aos outros que isso da nada adiantará pois é bem mais que certo que vozes de burros não chegam ao céu;  mas que pretendem eles afinal, alguns dos pseudo críticos e outros vulgares divulgadores musicais de pacotilha que um pouco por todo o lado vão vomitando postas de pescada? Que os discos do mágico guitarrista soem do fado? A bossa nova? A hard rock? A música celta? A tango?

Valha-nos Deus que o tempo não está para vãs utopias e fixemo-nos no seguinte:- Santana soa a Santana, sempre soou desde o primeiro disco que editou e da formação da sua primeira banda; mesmo actualmente na nova formação, idealizada e moldada por si próprio e a cujos músicos impõe sempre e  acertadamente as suas ideias, a sua sonoridade, a sua força instrumental e  as suas nuances técnicas, tudo, mas tudo mesmo soa a Santana, deve soar a Santana e logicamente tem o seu cunho inconfundível e a sua chancela pois ele é o guru máximo do colectivo e  o líder incontestado de uma formação onde afinal de contas ele dita sempre a sua lei!

Perante a audição das quinze composições que integram seu mais recente trabalho de estúdio chega-se à conclusão que a sua musica afinal continua, contra tudo e contra todos, surpreendente, magnética, universal e…mágica!

Com solos celestiais, por vezes hipnóticos, a parecerem por vezes estratosféricos, onde nota a nota as canções transbordam emoção e  criatividade, o mago Carlos Santana continua, apesar de todos os anos de carreira e de estrada, inteiramente fiel às suas ideias, origens e às suas capacidades, ainda a…surpreender-nos ; assim, em ”Blessings and miracles”  insiste em brindar-nos com uma mão cheia de composições inspiradas, bem concebidas, algumas delas mesmo deslumbrantes e apelativas a que ninguém de certeza ficará indiferente, especialmente todos aqueles que se recordam do incrível Santana do mítico e inesquecível festival de  Woodstock ( cujo disco em CD tenho assinado pelo grande Joe Cocker e pelo próprio mágico -Carlos Santana!!!) e porque não dizê-lo também de todos os que tiveram a felicidade e o privilégio de poder assistir ao brutal concerto de há anos atrás no já desaparecido estádio de Alvalade, quando, numa inesquecível prestação de palco, que acabou por se transformar numa verdadeira e antológica “jam-session” com o guitarrista Pat Metheny, levou ao rubro e fez delirar os milhares de portugueses e estrangeiros que lá se deslocaram para assistirem a uma grande e verdadeiramente inesquecível noite de encantamento musical!

Com vários Grammies no bolso e o nome já cravado e consagrado no célebre Rock´n´roll Hall of Fame, o insigne guitarrista surge neste novo trabalho acompanhado por vários convidados e experts musicais tais Stevie Winwood, Chick Corea, Diana Warren, Rob Thomas, Gayle Moran Corea ou Ally Brooke, entre outros que, cada um à sua maneira, com a sua arte e talento contribuiu com uma quota parte e ajudou a transformar este novo trabalho numa obra de invulgar qualidade e um dos mais coesos discos do mago Carlos Santana!

Santana

CD BMG/Starfaith/Warner Music