AMÁLIA RODRIGUES – em edição limitada

AMÁLIA RODRIGUES

AMÁLIA RODRIGUES
em edição limitada

É possivelmente a obra mais transcendente da diva Amália Rodrigues e por isso mesmo acabaria mais tarde por se transformar numa das suas obras mais icónicas e expressivamente populares, devendo até recordar-se, que ela foi mesmo considerada na altura da sua primeira edição, sob vários prismas, muito adiantada para o seu tempo, especialmente pelas propostas e altíssima qualidade geral do projecto, com saliência para a sua inusitada amplitude vocal, com Amália a cantar magistral e divinamente e para a sua evidente e indesmentível qualidade musical e poética; contendo apenas uma totalidade de nove composições gravadas, foi por muitos experts do fado, e não só, considerada nessa mesma altura do seu aparecimento no mercado, em edição de vinil, uma verdadeira “pedrada no charco” e uma autentica e bombástica revolução no mundo do fado de então!
Refiro-me ao famoso trabalho conhecido popularmente pelo disco do “Busto”, que marca a estreia de Amália interpretando pela primeira vez obras do mítico Alain Oulman, facto que haveria de tornar-se um acontecimento e um marco indelével na sua brilhante carreira; agora, depois de muito se esperar e volvidos sessenta anos sobre essa edição original, surge de novo o mesmo projecto finalmente em reedição, como aliás tem sucedido, regra geral e frequentemente, com muitos outros discos, quer de Amália, quer de outros artistas famosos, desta vez numa espectacular versão, cuidadosamente tratada, revista e aumentada que inclui para além das nove composições que compunham a edição original, ainda nada menos de mais dois discos e um DVD, uma edição a todos os títulos notável, que acaba, sem dúvida nenhuma, por se constituir agora como um dos grandes momentos musicais e editoriais do ano em curso em termos de musica portuguesa…

Recorde-se que o busto de Amália, a estatueta da fadista cuja foto ilustra a capa do disco, foi retratada pelo icónico fotografo Nuno Calvet , segundo ele próprio, utilizando uma máquina Nikon 35mm com uma iluminação primitiva e utilizando um projector improvisado; a mesma peça de artesanato fotografada é uma inspirada imagem do rosto de Amalia, que curiosamente até recordo com certa saudade por ter tomado contacto pessoalmente com uma rara e preciosa cópia da mesma estatueta, que esteve anos a fio religiosamente guardada e exposta em cima de um antigo móvel de estilo numa casa típica em Alcochete, construída e propriedade do meu querido e saudoso amigo – o fadista João Ferreira Rosa, infelizmente e tal como a inesquecível Amália, já também desaparecido do nosso convívio, artista que ao fim de uns anos a havia transferido pessoalmente para lá desde o Palácio de Pinteus, também sua propriedade ali prós lados de Loures, onde esteve muitos anos em exibição sendo que essa mesma imagem, fazia companhia a dezenas de fotos de Amália ( muitas delas autografadas) espalhadas pelas paredes e moveis dos dois locais de habitação…
Todo este espolio tinha muito a ver com a enorme e avassaladora paixão que o meu amigo João sempre teve pela nossa diva máxima, a quem, segundo me confidenciou, chegou mesmo a propor casamento varias vezes, pedidos esses, que apesar da grande amizade e mútua admiração que sempre os uniu, foram sendo sempre gentilmente recusados pela fadista; porém sempre com um sorriso na boca…

Na presente edição, que contempla gravações de estúdio, ensaios de 1960, algumas primeiras gravações, inéditos ( e até mesmo algumas actuações ), podemos encontrar no disco um o alinhamento inicial da obra, enquanto no segundo se podem encontrar algumas belíssimas composições que, apesar da sua grande qualidade não fizeram parte do primeiro alinhamento do disco por questões de espaço, um mal de que o vinil desses tempos sempre sofreu; no terceiro disco vamos poder escutar uma rara entrevista com a diva feita em sua própria casa em 1962, bem como a fadista portuguesa interpretando alguns fados ao vivo ( uma canção em Monte Carlo e oito no Tivoli ), entre outros, afinal alguns dos exitos maiores destes registos atrás citados tais como “Estranha forma de vida”, “Vagamundo”, “Maria Lisboa”, ”Espelho quebrado”, ”Madrugada de Alfama” ou o incontornável “Povo que lavas no rio” da autoria do meu querido e saudoso amigo Pedro Homem de Melo, meu vizinho de anos na cidade do Porto e também parceiro habitual e frequente de pequenos-almoços, lanches ou simples “pingos” ou cafés degustados na conhecida pastelaria Porto Rico, na zona do Carvalhido na capital nortenha, um querido amigo e autor de quem possuo quase todos os livros, alguns deles devidamente autografados!
Finalmente no quarto disco, este no formato DVD vamos poder encontrar e visionar o registo de uma gravação para a RTP, que teve lugar no então estúdio do Lumiar em Setembro de 1961 a acabou por ser transmitido mais tarde em 6 de Outubro seguinte, uma actuação em que a nossa diva maior surge acompanhada de dois únicos instrumentistas:- mestre José Nunes, na guitarra de fado e Castro Mota, na viola.
“Busto”, na nova e aumentada versão:- um autentico disco de colecção, na verdadeira acepção da palavra, tanto mais que surge no mercado nacional em edição limitada; um projecto raro e sublime, eficazmente restaurado, com Amália numa forma vocal absolutamente deslumbrante e fascinante, de grande e enorme brilhantismo vocal, um projecto que mais que uma edição rara (Alain Oulman toca até piano em três canções!) , vai ficar a marcar indelevelmente o ano corrente em termos editoriais; uma obra que é uma verdadeira e rara joia vocal, que sem dúvida se vai projectar no tempo e constituir-se como um clássico, uma obra imortal e sem dúvida alguma um dos grandes discos da história do fado!!!

AMÁLIA RODRIGUES AMÁLIA

3 CD’s + DVD Valentim de Carvalho