PIANO – NUNO VIEIRA DE ALMEIDA E NELLA MAISSA,
SOPRANO – ELSA SAQUE
Gravações efectuadas por José Fortes no Conservatório Nacional, em Lisboa
Luís de Freitas Branco (1890-1955) é o principal protagonista do movimento de renovação da música portuguesa nas primeiras décadas do século XX, e embora a sua acção se tenha desenrolado à margem do modernismo literário dos seus contemporâneos Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, existem pontos de contacto suficientes a justificar a aproximação entre os respectivos contributos para a história da cultura portuguesa.
Esta integral das canções de Luís de Freitas Branco foi feita sabendo-se, à partida, que um terço das canções já tinha sido gravada por Elsa Saque e Nella Maissa, há cerca de vinte anos, e que o disco nunca tinha sido editado. Assim, a Elsa e eu propusemo-nos gravar o restante para que a obra ficasse completa.
A canção “O motivo da planície” foi gravada de novo, pois as duas leituras são substancialmente diferentes e essa diversidade é, quanto a mim, enriquecedora. Também acrescentei o “Fado do Pascoal” por considerar que, apesar de não ser uma verdadeira canção original para canto e piano, o espírito da obra se integra nesse registo mais frívolo que o compositor cultivava com bastante elegância.
Embora não fazendo parte das canções originais para canto e piano, algumas harmonizações de canções populares foram integradas na parte final do segundo CD porque, tendo já sido gravadas no disco antigo, seria uma pena não as publicar.
Texto incluído no disco da autoria de Nuno Vieira de Almeida.