logo

CD Duplo "VIANNA DA MOTTA"

nº 2, 2013-10-28

Lançamento do CD VIANNA DA MOTTA-Canções/Quarteto de Cordas

A Tradisom apresenta aos seus associados o CD Duplo Vianna da Mota -Canções e Quartetos de Cordas, apresentado neste mês de Outubro, no Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, e que já se encontra disponível na nossa loja online.

Relembramos que os membros do Clube Tradisom, tem 10% de desconto na sua aquisição através do nosso site.

Apresentação do CD "VIANNA DA MOTTA-Canções/Quarteto de Cordas"

No dia 17 de Outubro, foi apresentado, no Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, o CD Vianna da Motta. Com apresentação do Prof. Doutor Rui Vieira Nery, teve ainda intervenções da coordenadora da edição, a soprano Elvira Archer e da Presidente da Fundação Marion Erhardt, Dr.ª Maria Manuela Delille

2013-10-17

Ler Mais
  Apresentação do CD "VIANNA DA MOTTA-Canções/Quarteto de Cordas"

VIANNA DA MOTTA (Duplo)

CD1: CANÇÕES - ELVIRA ARCHER – soprano e LUIS RODRIGUES – barítono; CD2: QUARTETOS DE CORDAS – QUARTETO VIANNA DA MOTTA

No CD 1 deste disco duplo são apresentados os 25 “Lieder” existentes, isto é, todas as canções com poemas de poetas de língua alemã (dos quais os números 6, 8, 9, 11, 17, e 25 são, ao que se sabe, gravados pela primeira vez num CD) e 7 canções com letra de poetas portugueses. Os números 26, 27, 28, e 29 fazem parte das 6 canções portuguesas que, segundo F. Lopes Graça, representam um acto pioneiro da criação consciente da “Canção de Câmara portuguesa”, buscando côr local e musicando textos de eminentes poetas da literatura portuguesa. CD 2 - Quanto à música de J. Vianna da Motta para quarteto de cordas, existem duas obras principais que são os dois quartetos gravados nesta edição. O primeiro, em mi bemol maior, é uma obra fértil em tentativas de construção arrojada, com momentos de grande inspiração, que o compositor iniciou aos 19 anos, a 19 de Dez. de 1887 e terminou a 22 de Nov. de 1888. O segundo, em sol maior, é mais um marco histórico de inovação que J. V. M. nos legou, no sentido da criação consciente de música culta de carácter nacional. O 1.º andamento é constituído por dois temas tratados segundo a tradição beethoveniana; o 2.º, de concepção programática, tem a denominação de “Cena nas Montanhas”e utiliza motivos populares dos Açores. O 3.º é uma dança popular, cujo 2.º tema é original do compositor, mas inspirado no cancioneiro açoriano.

Ler Mais
  VIANNA DA MOTTA (Duplo)

(classica)

© 2013 TRADISOM - Produções Culturais Lda. :Vila Verde :Portugal

Para ser removido da nossa lista clique aqui