logo

Armando Leça - Alentejo

nº 12, 2015-06-15

As primeiras gravações do Cante Alentejano 1939/40

ALENTEJO: VOZES E ESTÉTICAS EM 1939/40.
EDIÇÃO CRÍTICA DOS REGISTOS SONOROS REALIZADOS POR ARMANDO LEÇA

A edição dos registos sonoros efetuados por Armando Leça no continente português, e, 1939-40, é um marco na documentação e estudo da música de matriz rural. Estes registos representam o primeiro levantamento sistemático da música rural que, conservados nos arquivos da RTP, permaneceram inéditos e inacessíveis durante mais de setenta anos. Graças à iniciativa da musicóloga da musicólogo Maria do Rosário Pestana, autora deste livro, e à colaboração entre o Instituti Nacional de Etnomusicologia, a Rádio Televisão Portuguesa e o Arquivo Audiovisual de Viena, este registos históricos estão agora disponíveis para as comunidades de origem, os músicos e estudiosos, e o público em geral.
De valor patrimonial indiscutível, os trechos musicais e as letras contidas nas gravações de Leça encarnam a vida social, os valores, o conhecimento e a criatividade de indivíduos e grupos em diversas localidades.

Os registos sonoros coligidos por Armando Leça constituem assim um valioso repositório da memória sonora do país, permitindo o estudo da música de matriz rural.

A sua edição é um contributo fundamental para o conhecimento da música e cultura portuguesas, num período que marcou a cultura expressiva em Portugal no século XX.

 

Livro de capa dura com 200 páginas escritas em Português e Inglês, com 3 CDS incluídos.

____________________________________________________________________________________

Desconto de 10% só no nosso site

Ao efetuar o seu registo no nosso site, deverá selecionar "Clube Tradisom", para ter direito a 10% de desconto em todas as suas compras, e receber a nossa newsletter com promoções exclusivas e informação de novas edições.

ARMANDO LEÇA - ALENTEJO

REGISTOS SONOROS REALIZADOS NO ALENTEJO 1939/1940

LOCALIDADES ONDE FORAM FEITOS OS REGISTOS: ALJUSTREL, BEJA (BALEIZÃO), CAMPO MAIOR, ÉVORA, MÉRTOLA, MOURA, ODEMIRA, REDONDO, SERPA (ALDEIA NOVA DE SÃO BENTO e VILA VERDE DE FICALHO), VIDIGUEIRA e VILA VIÇOSA.

Ler Mais
  ARMANDO LEÇA - ALENTEJO

(musica_tradicional)

© 2013 TRADISOM - Produções Culturais Lda. :Vila Verde :Portugal

Para ser removido da nossa lista clique aqui