logo

Alentejo

nº 3, 2013-11-11

O CANTE Alentejano e um Século de Som em ALEMTEJO

Quando na minha infância me deslocava para ir de férias à minha terra natal – Estremoz – bem situada no coração do Alto Alentejo, recordo-me de que, ao avistarmos o castelo da cidade, eu e os meus pais começávamos a entoar uma canção tradicional que nos fazia encher de alegria, pelo facto de chegarmos a casa.

A música alentejana está assim presente desde sempre na minha memória.

Nunca suspeitaria nessa altura que a minha vida iria estar diretamente ligada à edição musical.
Para quem não conhece a música alentejana como eu, aqui lhes trago algumas edições, umas editadas há algum tempo, mas principalmente duas grandes novidades.

O Cancioneiro do Cante Alentejo é a peça que serviu de candidatura do Cante Alentejano a Património das Humanidade e não existe para venda comercial. Mas os discos nele contidos vão estar aqui disponíveis, em absoluta exclusividade, no site da Tradisom.

O Alemtejo – Um Século de Som é um CD que contém uma compilação de temas sobre o Alentejo, sendo que a mais antiga remonta ao ano de 1902! E com o aliciante de a sua caixa ser uma peça em cortiça, um objecto lindo, como poderão ver ao visitar a nossa página.

José Moças
(Diretor da Tradisom)

 

Para celebrar o Alentejo e a sua música, até dia 30 de Novembro, faremos um desconto de 5% em três dos nossos produtos, para tal, basta usar os seguintes códigos promocionais.

LVRALENTEJO – O Fado Operário no Alentejo (Livro com 2 CDs)
DVDALENTEJO – Filmografia Michel Giacometti – Povo que Canta – Vol. 3 (Livro com 1 DVD)
ADGALENTEJO – A Viola Campaniça CD 1 (Álbum Digital)

O desconto de 5% é acumulável com os 10% de desconto atribuído aos membros do Clube Tradisom.

CANTE a Património da Humanidade

A Candidatura do Cante a Património da Humanidade foi aceite pela UNESCO. A Tradisom colaborou na produção de dois discos para o Cancioneiro do Cante.

2013-06-05

Ler Mais
  CANTE a Património da Humanidade

CANCIONEIRO DO CANTE ALENTEJANO

2 CD´s incluídos no livro da Candidatura do Cante a Património da Humanidade

As faixas incluídas nesta colectânea de dois CDS têm origem na colecção particular de José Moças, entretanto doada em 2012 à Universidade de Aveiro, através de um protocolo estabelecido com aquela ilustre Instituição académica.

Ler Mais
  CANCIONEIRO DO CANTE ALENTEJANO

(tradicional)

ALEMTEJO - UM SÉCULO DE SOM

Entre 1902 e 2010

Reunimos neste disco uma série de músicas que têm por tema comum o Alentejo. A primeira gravação RAPSÓDIA DO BAIXO ALENTEJO" remonta ao ano de 1902, interpretada pela Banda da Guarda Municipal de Lisboa. Esta compilação tem ainda registos em que são intérpretes alguns nomes bem conhecidos como António Menano, Edmundo de Bettencourt, Beatriz Costa, Corina Freire, Armandinho, mas também outros que não são ainda sonantes aos ouvidos do grande público como Avelino Baptista, Manassés de Lacerda, Alfredo Marques e outros. Uma pequena primeira contribuição para um conhecimento mais abrangente da música portuguesa.

Ler Mais
  ALEMTEJO - UM SÉCULO DE SOM

(tradicional)

© 2013 TRADISOM - Produções Culturais Lda. :Vila Verde :Portugal

Para ser removido da nossa lista clique aqui