Você está aqui: Entrada / Catálogo / GRUPO FOLCLÓRICO DE VILA VERDE

GRUPO FOLCLÓRICO DE VILA VERDE

MENSAGEIRO DA SUA TERRA, ONTEM, HOJE E SEMPRE

Edição comemorativa dos 50 anos do Grupo Folclórico de Vila Verde

O GF Vila Verde, ao culminar as suas Bodas de Ouro com a edição de um livro, pretendeu efetuar um registo documental que abordasse a descrição histórica, as recolhas e descrição coreográfica das suas danças, descrição e feitura dos seus trajes, partituras dos seus cantares, instrumentos musicais, usos e costumes de V. Verde. Com esta edição registou-se aquele sentimento de que o Grupo foi, é, e será sempre, um mensageiro da sua Terra.

GRUPO FOLCLÓRICO DE VILA VERDE

25,00 €

O CD incorporado neste trabalho contém o reportório de cantares interpretados pelo Grupo ao longo destes 50 anos, abrangendo os cantares tradicionais integrantes das danças, cantares de trabalho, de romaria, religiosos e profano-religiosos (Reis), com a particularidade de registar todos os cantadores e cantadeiras que deram até essa data o seu contributo a este Grupo.

O objectivo desta edição foi inventariar, divulgar e promover o património cultural e os domínios etnográficos e antropológicos da região em que o Grupo Folclórico está inserido, através de um levantamento rigoroso das tradições e bens culturais imateriais, inerentes à sua actividade, em suporte documental escrito (livro) e áudio (CD).

Para além do trabalho de recolha e pesquisa, quer pela transmissão oral, quer pela base documental, através do contributo de inúmeras pessoas, são mencionadas nesta livro referencias fundamentais para a sua sustentabilidade e credibilidade técnica, como Mota Leite, Gonçalo Sampaio, Pedro Homem de Melo, Armando Leça, entre outros.