Você está aqui: Entrada / Catálogo / HUMBERTO DELGADO

HUMBERTO DELGADO

Amostras

  • 01.Discurso de General Humberto Delgado no comício realizado a 22 Maio 1958, em Chaves.mp3
  • 02.Excertos das intervenções de Júlio Machado, José Rodrigues,Gabriel Salazar e Francisco Carneiro.mp3

O General sem Medo

O Comício de Chaves de 1958

Este CD é uma edição comemorativa do 40.º aniversário das eleições de 1958. Um documento único, uma gravação inédita, que assim vê a luz do dia e nos transmite toda a força desse que ficou para sempre na história com o epíteto de "General Sem Medo". E neste CD percebe-se bem porquê... 
Este disco contém um livreto de 28 páginas.

HUMBERTO DELGADO

12,00 €

HUMBERTO DELGADO em MP3

5,00 €

Humberto Delgado nasceu a 15 de Maio de 1906 e morreu a 13 de Fevereiro de 1965, assassinado pela PIDE, perto de Olivença. Em Espanha. Em 1958 foi candidato da oposição às eleições presidenciais contra o candidato do Estado Novo, o contra-almirante Américo Tomás. O mkote da campanha de Humberto Delgado foi lançado com a célebre frase “Óbviamente demito-o” em resposta a um jornalista que lhe perguntava qual o destino que daria a Salazar no caso de gangar as eleições. O país, habituado à letargia politica de 32 anos de ditadura, foi sacudido de alto a baixo pela ousadia do “General sem medo”.

O povo do Norte, ao corer em massa ao Porto para receber Humberto Delgado, a 14 de Maio de 1958, retomou uma velha tradição da liberdade que a ditadura não conseguira eliminar. Após tr~es décadas de censura e represso, a liberdade regressava às ruas.temdno que o contagion da popularidade se estendesse a todo o Norte, o governo de Salazar proíbe a visita do candidato a Braga, o que não impediu enormes concentrações de povo par ver o candidato.

O presente disco edita pela primeira vez o famoso discurso complete de Humberto Delgado, em que ele profere a já cirtada frase “…óbviamente demito-o…”.