Você está aqui: Entrada / Catálogo / BRAGA NA TRADIÇÃO MUSICAL

BRAGA NA TRADIÇÃO MUSICAL

A RUSGA DE S. VICENTE DE BRAGA

Volume 2 da coleção SONS DA TRADIÇÃO

Livro com 144 páginas a cores, de capa dura, e contém 1 CD

BRAGA NA TRADIÇÃO MUSICAL

25,00 €

A Rusga de S. Vicente é um grupo folclórico de Braga, da província do Minho, situada a Nordeste de Portugal. Formou-se em 1965 para celebrar com música e dança o Santo mais venerado em Braga - S. João Baptista. Na noite dessa festa, é costume virem a Braga grupos de gente nova de todas as aldeias do concelho e concelhos vizinhos, bem como dos bairros da cidade, para tocarem, cantarem, dançarem, comerem e divertirem-se. Anos mais tarde, essa "rusga" (grupo espontâneo de tocadores e dançadores populares, que se dirigem a uma festa ou romaria) começou a ensaiar para se apresentar publicamente noutras ocasiões, como cerimónias civis, festas doutras regiões ou festivais de folclore.

Uma das características mais interessantes da Rusga de S. Vicente é o facto de ser herdeira directa e natural das tradições que reproduz nas suas actuações. Grande parte dos seus elementos viveu essas tradições ainda no seu estado natural, quando o povo cantava e bailava de forma espontânea. Alguns deles foram lavradores, quer nas freguesias do concelho, quer nas quintas ao redor da cidade. Outros, talvez a maioria, são filhos daqueles e, já nascidos na cidade, deles beberem os costumes e saberes tradicionais, sobretudo os cantos, e com eles também aprenderam as danças.
Alem dessa aprendizagem directa, este grupo soube fazer pesquisa nas povoações vizinhas a Braga, com o objectivo de formar um repositório músico-coreográfico representativo da região.